A sigla você já conhece. É a abreviatura de Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Mato Grosso. Esté é o nome do seu Sindicato. Mas não basta conhecer apenas o nome. É preciso que você conheça também um pouco da história e do funcionamento do STIU – MT, para descobrir como é importante ser sindicalizado. Para saber tudo isso, leia atentamente o que vamos dizer. Descubra que ser sindicalizado é um investimento onde você só tem a ganhar.

Clique aqui para retirar sua ficha de filiação. Imprima, preencha e envie para o Sindicato.

……………………………………………………………………………………………………………..

O que é sindicato?

Sindicato é a união permanente dos trabalhadores de uma, de várias empresas, de um ramo de atividade ou ainda de uma profissão, que visa defender os seus interesses materiais, morais e sociais, assim como os interesses mais gerais da classe trabalhadora e da sociedade na qual está inserido.

Quem o STIU-MT representa?

O STIU-MT é o sindicato que representa os trabalhadores das indústrias urbanas, ou seja, é representante da categoria dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água, Energia Elétrica, Produção de Gás, Serviços de Esgotos, Maquinistas e Foguistas (de Geradores Termoelétricos e Congêneres, inclusive Marítimos) instaladas no Estado de Mato Grosso.

Onde é a sede do STIU-MT?

A sede do STIU-MT fica na Rua Alberto Velho Moreira, 191 – bairro Bandeirantes – Cuiabá/MT – CEP 78010-180, a duas quadras do edifício sede da CEMAT.

Por que é importante ser sindicalizado?

O trabalhador isolado não tem força suficiente para defender os seus interesses. Para que seja tratado com o respeito e a dignidade que merece, ele precisa de um sindicato forte, que represente os seus interesses, os interesses da sua categoria e os interesses dos trabalhadores em geral.

Mas para que isso ocorra, o Sindicato precisa ser, política e financeiramente, independente dos patrões e do governo.

Por isso que é importante você ser sindicalizado. São os trabalhadores sindicalizados que garantem a independência do STIU-MT, tanto política (elegendo e fazendo parte da diretoria do sindicato), quanto financeiramente (contribuindo mensalmente para a sua sustentação).

Sendo sindicalizado, você paga uma mensalidade de apenas 2% (dois por cento) do seu salário-base. É esta mensalidade que garante o funcionamento do Sindicato e que paga as suas despesas normais, como água, luz, telefone, serviços de gráfica, custas processuais e o salário dos seus empregados, etc.

Quais as vantagens em ser sindicalizado?

Enquanto representante legal de toda a categoria, as conquistas obtidas pelo STIU-MT beneficiam todos os trabalhadores da sua base. Ou seja, valem para todos os trabalhadores, tanto sindicalizados quanto não-sindicalizados, a exemplo do Acordo Coletivo. Entretanto, é importante ressaltar que o trabalhador que pensa que só usufruir os benefícios que o Sindicato oferece, sem ser sindicalizado, é vantagem, está enganado. Não ser filiado, é agir concretamente no sentido de enfraquecer a instituição que defende os seus interesses junto à empresa, possibilitando a redução e até mesmo a extinção dos benefícios existentes. Se aqueles que são filiados decidissem seguir este exemplo, o Sindicato fecharia suas portas e TODOS seriam prejudicados, com o fim das conquistas obtidas ao longo desses anos.

O trabalhador sindicalizado, no entanto, goza de algumas vantagens que o trabalhador não-sindicalizado não tem

Em primeiro lugar, é somente o trabalhador sindicalizado que pode votar e ser votado para a diretoria do STIU-MT. É ele quem decide como e quem deve dirigir o seu sindicato.

Em segundo lugar, é somente o sindicalizado que pode usufruir os benefícios sociais oferecidos pelo Sindicato:

Sistema de Convênios: compras em supermercados, postos de gasolina, farmácias e lojas, com até 40 dias para pagar, ou parceladas sem juros e sem necessidade de cheques pré-datados.

Assessoria Jurídica: consultas e assistências para o associados e seus dependentes.

Imposto de Renda: desde 2002, o sindicalizado também pode utilizar a estrutura do STIU-MT para enviar, pela internet, a sua declaração do imposto de renda ou de isento.

Qual a principal atividade do STIU-MT?

Dentre as atividades que o STIU-MT realiza, uma das principais é a Campanha Salarial. Todo ano, durante a data-base, que varia de uma empresa para outra, o STIU-MT negocia com a diretoria das empresas e também com o SINCREMAT (sindicato patronal) a renovação dos Acordos Coletivos e da Convenção Coletiva de Trabalho que regulamentam as relações de trabalho nos setores que compõem a nossa categoria.

Por que é importante participar das assembléias?

A força do Sindicato está na participação dos trabalhadores. É importante lembrar que a Assembléia Geral é o principal foro de participação dos trabalhadores na vida do STIU-MT.

Toda vez que é preciso tomar uma decisão importante, o Sindicato convoca uma Assembléia Geral. Durante nossa Campanha Salarial, por exemplo, são realizadas assembléias para saber a vontade dos trabalhadores da categoria. No sistema democrático é assim: a maioria é quem decide.

Para você ver como é importante comparecer e participar das assembléias do Sindicato, é bom lembrar que:

  1. a principal instância de deliberação do Sindicato é a Assembléia Geral;
  2. a Assembléia Geral pode ser Ampla, ou seja, aberta a todos os trabalhadores da categoria, como é o caso da assembléia para a aprovação do orçamento, ou Específica, isto é, apenas para os trabalhadores de uma empresa, de um setor ou interessados numa determinada questão, a exemplo da aprovação da Pauta de Reivindicação para Acordo Coletivo;
  3. as decisões tomadas na Assembléia Geral são obrigatórias para o Sindicato, ou seja, devem ser cumpridas pela diretoria do STIU-MT e afetam toda a categoria.

O STIU-MT é filiado a alguma outra entidade sindical?

O STIU – MT não é filiado a nenhuma central, federação ou confederação, atuando de forma independente.